domingo, julho 18, 2004

E da costela de Eva fez-se Adão

Por essa os creacionistas não esperavam: segundo uma reportagem apresentada hoje no Fantástico (o famoso "show da vida"), é o homem que é criado a partir da mulher e não o contrário, como sugere o mito da criação judaico-cristão.

Não, isso não quer dizer que alguém demonstrou que a Biblia errou a ordem dos fatos no Gênese, mas apenas que essa ordem - e o padrão de relacionamento entre os gêneros que ele sugere e, para alguns, impõe - não são refletidas na forma como o feto se desenvolve durante a gestação.

Segundo a reportagem, Jan Johnson, uma mulher americana, ao fazer exames para descobrir por que, aos 19 anos, ainda não tinha menstruado, descobriu não ter nem útero nem ovários. Após exames mais detalhados, inclusive um exame genético, a surpresa: a mulher era, na verdade, um homem; seu genótipo era tipicamente masculino (o famoso XY), ainda que seu fenótipo fosse, contra toda evidência científica, feminino.

Mas como pode um homem desenvolver um corpo feminino (sem os artifícios da cirurgia plástica tão bem utilizados pela Roberta Close)? Segundo os cientistas, o feto humano, até as 6 semanas de gestação, não tem sexo definido; após essa data, o cromossomo Y ativa um gene denominado SRY que faz o feto desenvolver os orgãos reprodutivos masculinos. Pois bem, na tal americana (ou americano), esse gene teve "preguiça" de agir e, consequentemente, ela (ou ele) não desenvolveu testículos, sem os quais seu corpo não produziu testosterona e, portanto, não tomou a forma de homem.

O curioso, e o que nos faz pensar a respeito do mito da Criação, é que, ao invés de se tornar uma espécie de anjo terreno, a coitada desenvolveu perfeitamente a aparência externa feminina, tanto que é casada e mantém (pelo que indica a reportagem) uma vida sexual normal com seu marido. Daí que o caso indica que, sem a atuação do tal gene SRY, o feto torna-se, ao menos externamente, mulher - ainda que sem os órgãos reprodutores femininos - o que sugere que o sexo feminino seja o padrão da raça humana, o masculino sendo uma derivação dele.
Com isso, a Biblia pode dizer que o homem foi criado antes e a mulher, a partir do homem, mas a natureza indica que é o homem que é criado a partir de uma matriz que, se nada acontecer, tornar-se-á feminina. Bom desafio para os creacionistas esse...

Para aqueles homens que não se conformarem com essa capitis deminutio, resta o consolo de que finalmente corrigiu-se a famosa piada que dizia que a mulher foi criada após o homem porque Deus precisava fazer um rascunho antes de fazer a obra final. Agora elas é que são o rascunho...



Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?