quinta-feira, julho 22, 2004

Flagrante urbano - I

Voltando do escritório do despachante onde fui regularizar o registro do carro de minha esposa, dou uma passadinha numa lanchonete que funciona no térreo do conjunto de prédios onde moro para o necessário café expresso da tarde.

Peço uma xícara ("puro e bem forte, ok?"), enquanto olho o movimento nas lojas (pet shop, locadora de vídeo, [três] salões de cabeleireiro, [duas] imobiliárias, auto-escola e clínica de medicina do trabalho) que colaboram para diminuir a conta que se paga de condomínio todo dia primeiro. São quase quatro horas da tarde e um casal de médicos do hospital vizinho vêm fazer seu "almoço". O café fica pronto ("Sim? Ah! Adoçante, por favor. Em pó.").

Enquanto abro dois saquinhos de DoceMenor para adoçar o café, vejo passar pela entrada, apressada, uma garota. Também a vê a dona do estabelecimento, que a cumprimenta com um "Boa tarde, [esqueci o nome da menina]", num tom de quem reprova ter tido de tomar a inciativa do cumprimento.

Surpresa por não ter passado despercebida como aparentemente pretendia, a garota devolve: "Oi, Vera, amanhã eu te trago o dinheiro que estou te devendo. São três e vinte, certo?". A dona, então, para tirar o verniz de cobrança do cumprimento, diz que não se lembra quanto é a dívida, que quando ela trouxer o dinheiro ela confere suas anotações. A garota sorri, acena e continua seu passo apressado.

Finda a cena, volto minha atenção para o café. Está forte como eu gosto, com uma boa dose daquela espuma marrom que concentra o aroma da boa e velha coffea arabica. Sorvo o primeiro gole com um sorriso, ao qual a proprietária conclui, resignada: "Eu não me importo que fiquem devendo para mim, mas isso não impede ninguém de dizer 'Boa Tarde', não é mesmo?"

Concordo com ela. Ponho o um real e vinte centavos do café no balcão ("Não é mais só um real?") e volto para casa matutando sobre como um simples dívida de R$3,20 pode afetar o comportamento de uma pessoa.


Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?